Robert Oppenheimer, o pai da bomba atômica, foi um físico estadunidense de destaque. Oppenheimer nasceu em Nova York, em 1904, se destacando na área da física teórica, doutorando-se aos 22 anos na Europa. Ao retornar aos EUA, tornou-se professor no Instituto Tecnológico da Califórnia e na Universidade da Califórnia, em Berkeley.
A Corrida Atômica
Em 1939, diante da alemã após a invasão da Polônia, Oppenheimer uniu-se a outros cientistas notáveis, como Albert Einstein e Leo Szilard, no esforço para criar uma arma poderosa antes dos alemães. Assim surgiu o Projeto Manhattan, apoiado pelo governo dos EUA, Reino Unido e Canadá.
Einstein and Oppenheimer em 1950 |
Oppenheimer foi designado para liderar o Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México, onde foi desenvolvida e testada com sucesso a primeira bomba atômica em 1945. O projeto envolveu meses de pesquisas e resultou em duas armas distintas: a bomba de fissão com urânio-235, chamada Little Boy, e a de plutônio-239, conhecida como Fat Man.
Após testemunhar a explosão da primeira bomba atômica, Oppenheimer citou um verso do Bhagavad Gita, expressando preocupações éticas e políticas sobre seu trabalho: "Agora eu me tornei a Morte, o destruidor de mundos". Após a Segunda Guerra Mundial, ele defendeu o controle internacional das armas nucleares e se opôs ao desenvolvimento da bomba de hidrogênio, mais poderosa.
O Teste Trinity do Projeto Manhattan foi a primeira detonação de um dispositivo nuclear da história |
Contudo, suas posições o levaram a ser acusado de simpatias comunistas, resultando na revogação de sua segurança pelo governo dos EUA em 1954. Afastando-se do trabalho militar, ele se dedicou à pesquisa acadêmica e à educação científica até sua morte em 1967.
A vida de Oppenheimer é retratada no filme "Oppenheimer", lançado em 2023, que aborda sua vida pessoal e profissional. Baseado na biografia de Kai Bird e Martin J. Sherwin, o papel principal é interpretado pelo ator Cillian Murphy. O filme recebeu críticas positivas dos especialistas, que elogiaram a direção de Nolan, as atuações do elenco, a recriação histórica e os efeitos visuais. Nolan surpreendeu ao afirmar que conseguiu recriar o efeito da explosão causada pela bomba nuclear sem o uso de computação gráfica, o que é incomum em filmes de ação da atualidade. O filme também foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 100 milhões em seu primeiro fim de semana
Post do filme Oppenheimer — Christopher Nolan |
Robert Oppenheimer permanece como uma figura marcante e controversa na história científica e militar do século XX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário